terça-feira, 24 de maio de 2011

Surdo ouvindo musica

Dançar, cantar, quem afinal não gosta de se deixar levar por  um ritmo, uma melodia ou determinada música?

Todo ser humano, uma hora ou outra, acaba por  deixar aflorar seus sentimentos e gostos, e no caso, sensibilizar por uma música que lhe agrade.

Isso é peculiar ao ser humano e cada um tem um modo particular de se expressar ao receber uma notícia, ouvir um poema, enfim, de ouvir uma música.

Uns pulam, gritam, ensaiam passos de dança, cantam junto com o cantor, vão a uma danceteria com os amigos e outros o fazem isoladamente, de modo mais tímido, simplesmente deitando no sofá e curtindo a música tranquilamente ao fim da noite. De um modo ou de outro, a expressão acontece.

O surdo, por sua vez, também tem sentimentos e desejos contidos que podem ser manifestos ao perceber um som, ritmo e no caso, através da vibração sonora que a música emite e de gestos e sinais de quem a interpreta. Ou seja, apesar de sua limitação, ele tem seu modo especial de “ouvir” e entender através dos sinais e interpretação a música que está sendo entoada.

Daí a importância da expressão mais pura e fiel ao ritmo musical que se ouve para que o surdo também possa usufruir desse momento tão gostoso e especial que é ouvir uma canção em todos seus detalhes. Vamos ouvir uma boa música!?


Nenhum comentário:

Postar um comentário