Independente dos fatores sociais, familiares, do poder ouvitista ou a construção da identidade da pessoa surda entende-se que existe diferenças entre os surdos.
Identidade Surda: é chamada de identidade surda plena, comumente são filhos de pais surdos, têm consciência surda, consciência da diferença, e sua língua nativa é LIBRAS.
Surda HÍbrida: pessoas que nascem ouvinte e se tornam surdos, estes conhecem a estrutura do português falado e conseguem se comunicar também através da fala.
Surda de Transição: são os surdos oralizados, filhos de pais ouvintes e descobriram a comunidade surda posteriormente, e então passam do mundo dos ouvintes para o mundo visual.
Surda Flutuante: são os surdos que tem consciência ou não de sua surdez; são geralmente conformados e acomodados com a sua condição, não se interessa pela causa surda, participam de várias comunidades e não vivem em harmonia em nenhuma comunidade, esses surdos não conhecem a LIBRAS e nem se comunicam com ouvintes.
Fonte: Libras em Contexto: Curso Básico: Livro do Estudante/ Tanya A. Felipe.9ª. edição- Rio de Janeiro: WalPrint Grafica e Editora,2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário