domingo, 22 de maio de 2011

Afinal, o que são as configurações em LIBRAS

Para se entender LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é preciso saber que existem parâmetros gramaticais próprios -- e que ela não é universal -- no Brasil existem 64 configurações de mãos diferentes, e é com elas que os sinais passam a fazer sentido, junto com a orientação, a direção, o ponto de articulação; entre outros.

Desta forma, se pode pontuar cada um desses parâmetros e com exemplos posso torná-los mais fáceis de serem entendidos por meio da linguagem de sinais.

Configuração de Mão é a forma com que as mãos se apresentam no sinal – relembrando, ao todo são 64.

Na configuração os sinais podem ser com a mão direita ou a esquerda e em alguns casos pode-se usar as duas mãos. Alguns sinais tem a mesma configuração de mão, por exemplo:

Os sinais TER, OUTRA VEZ, CONSEGUIR, e ALEMÃO, entre outros a configuração e em (L), o ponto de articulação indica o lugar do corpo onde será feito o sinal.
  • L no peito = ter
  • L na frente do corpo = conseguir
  • L na testa = alemão
E, desta forma temos vários sinais com a mesma configuração. Alguns sinais tem movimento, outros não. Os sinais BRINCAR, ALEGRE eTRABALHAR, estes tem movimento, já os sinais de ESPERAR, FICAR,BANCO, não tem movimento. Assim pode-se identificar o sinal e compreender o seu significado. A orientação / direcionalidade são sinais que precisam ser direcionados como por exemplo DESCER, SUBIR,VIR ou IR.

Além de parâmetros, muitos sinais completam o sentido de uma palavra ou frase por meio de
expressão facial ou corporal pois em LIBRAS os sinais de alegre ou triste devem ser bem representados e a expressão é importante. À  partir daí temos os contextos que quando usados em frases em LIBRAS ou português sinalizado dão a intenção do assunto.


Fonte: Libras em Contexto: Curso Básico: Livro do Estudante/ Tanya A. Felipe.9ª. edição- Rio de Janeiro: WalPrint Grafica e Editora,2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário