segunda-feira, 6 de junho de 2011

A arte de ensinar quando se aprende a ouvir




Certo dia alguém me perguntou: O que significa ensinar pra você?

 Ao pensar em uma boa resposta, fiquei imaginando: será que essa pessoa vai entender se eu apenas disser que compreender algumas teorias de Matemática, dominar certas regras da Língua Portuguesa, ou qualquer outra matéria, já basta para quem está aprendendo?

Tanto tempo para refletir, e a resposta era uma só.

 Desculpe, eu não sei se a resposta te agrada, mas o contexto do que foi escrito, encontra-se no fundo do coração de todo aquele que reconhece a arte de ensinar como um grande gesto de amor.

Minha aluna, por exemplo, tinha apenas seis anos de idade e sempre acompanhada da mãe, aprendia o alfabeto em Libras e algumas palavras a cada aula.

Para cada dia de aprendizado era o suficiente. Devagar e sempre.

Aquelas mão tão pequenas descobriam a cada aula, em cada gesto como era maravilhoso poder se comunicar. Sua mãe aprendia com ela e cada descoberta era uma alegria.

Então, em uma consulta com a fonoaudióloga, que tinha tudo pra dar um toque de ajuda e incentivo, destruiu a esperança de falar e ouvir através das mãos.

 A mãe relatou-me que a fonoaudióloga não poderia ajudá-la se a filha continuasse a se comunicar em libras, pois a profissional não conhecia aquela língua e por isso não poderia se comunicar com aquela criança.

A mãe sem condições e sem instrução, infelizmente desistiu das aulas, deixando um futuro incerto para a filha, porque um surdo sem conhecer a libras como forma de comunicação, acaba por ficar isolado do mundo.

Com tudo isso, eu também aprendi algo, pois se alguém é disposto a ensinar,  mas não souber ouvir, e como um surdo sem os sinais para se comunicar.

Esta fonoaudióloga me faz pensar quantas pessoas ouvem e não entendem, e quantas mais desprezam o que ouvem. Para mim, a arte de ensinar e também a arte de saber ouvir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário